O Programa Nutrição tem como objetivo garantir o acesso à alimentação saudável a todos os beneficiários dos programas da Liga Solidária, fornecendo refeições balanceadas a fim de suprir as necessidades de cada faixa etária durante o período em que frequentam os programas.

O Programa Nutrição atua nas unidades sociais e mantenedoras da Liga Solidária, oferecendo refeições balanceadas a fim de suprir as necessidades de cada faixa etária durante o período de frequência. O programa também realiza ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que visam cooperar para a realização do direito humano à alimentação adequada e a garantia da segurança alimentar e nutricional, incentivando pessoas, grupos e comunidades na prioridade de hábitos alimentares saudáveis e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida.

As práticas de EAN são realizadas em todas as unidades, com todos os públicos, de 0 a 100 anos. Nelas, as características do desenvolvimento são levadas em consideração para o planejamento e elaboração das atividades.

Oficinas Culinárias

As oficinas são realizadas mensalmente, em parceria com o grupo pedagógico do programa/unidade da Liga. Elas têm o objetivo de incentivar o consumo de novos alimentos; promover o maior consumo de frutas, legumes e verduras; estimular os sentidos sensoriais; desenvolver as habilidades motoras e instigar o ato de cozinhar.

Apresentação dos Alimentos

Com o objetivo de estimular o consumo de hortaliças e frutas, os alimentos são apresentados in natura para o público. Os sentidos são trabalhados de forma lúdica, por meio de caixas táteis, histórias, fantoches e música.

Jogos e Brincadeiras

Periodicamente, são elaborados jogos e brincadeiras temáticos sobre nutrição, com o objetivo de abordar assuntos relacionados à alimentação saudável, sustentabilidade e desperdício de alimentos.

Todas essas ações são realizadas com o propósito de criar hábitos alimentares saudáveis, uma vez que o excesso de peso é considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E o número de obesos vem aumentando devido ao consumo de alimentos de baixo valor nutricional, com alto teor de gorduras, açúcares e sódio, que colaboram para o surgimento precoce de doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.

0

refeições
0

colaboradores
0

oficinas culinárias
  • “O conceito do que fazemos vai muito além de oferecer refeições saborosas. Educamos nossos beneficiários para que eles promovam mudanças na forma de se alimentar. Nossas crianças, por exemplo, são capazes de influenciar e mobilizar a família para levar uma vida mais saudável, longe de fast-foods, doces em excesso e outros produtos de baixo valor nutricional”, explica.

    Luciana Mazagão
    Gerente de Nutrição
Galeria de fotos
Liga TV

Programas Liga Solidária