Blog #euligo

Todos juntos contra a Febre Amarela

O que é a febre Amarela? É uma doença infecciosa grave, causada por vírus, que é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. Classificação segundo mosquito e área de transmissão Febre Amarela Urbana (FAU) Na área urbana, o principal transmissor da febre amarela é o Aedes Aegypti,…

Marcos Muniz assume a presidência do Conselho Estadual de Assistência Social – Conseas

Marcos Muniz assume a presidência do Conselho Estadual de Assistência Social – Conseas   A Liga Solidária parabeniza o nosso coordenador de Políticas Públicas Marcos Muniz, pela presidência Conselho Estadual de Assistência Social – Conseas. O Conseas tem como missão participar na formulação, normatização e acompanhamento da execução da Política Estadual de Assistência Social.  Tem como…

Um retrato da doação no Brasil – IDIS

Para quem tem curiosidade sobre o perfil dos doadores no Brasil, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social -(IDIS) publicou em 2017 um relatório que aponta quem são os doadores e quais são as principais formas de contribuição.    

Empatia em São Paulo

No parque do Ibirapuera, dos dias 18 de novembro a 17 de dezembro ocorrerá a exposição “Caminhando em seus sapatos…”. Trata-se de uma instalação artística, localizada na área externa do Pavilhão da Bienal, trazida para o Brasil pelo londrino Museus da Empatia. A exposição está aberta todos os dias com exceção das segundas-feiras. Nos dias de semana o horário de funcionamento é das 10 às 19 e aos finais de semana das 11 às 20 horas.

Acaba de sair a segunda chamada para o curso de Qualificação Profissional 2018

Já está disponível a segunda chamada com a lista dos aprovados do Programa Qualificação Profissional da Liga Solidária. Os aprovados deverão comparecer com o RG original, no Programa de Qualificação Profissional – Educandário Dom Duarte, entre os dias 11 (segunda – feira) à 13 de dezembro (quarta-feira) de 2017, das 09 horas às 16 horas, para efetivar a matrícula.…

EXTRA! EXTRA! SAIU A LISTA DOS APROVADOS DO PROGRAMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 2018

EXTRA! EXTRA! SAIU A LISTA DOS APROVADOS DO PROGRAMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 2018

Para quem não aguentava mais esperar, já está disponível a primeira lista dos aprovados do Programa Qualificação Profissional da Liga Solidária.

Os cursos de Assistente Administrativo, Cabeleireiro e Manicure, Gastronomia, Tecnologia da informação e a formação humana que permite ampliar a visão do mundo, estimulando o potencial como cidadão.

Os jovens que passam pelo Programa são estimulados diariamente a fazer suas próprias escolhas, sejam elas seguir para o mercado de trabalho formal, empreender ou continuar os estudos. Em 20 anos, mais de 4 mil pessoas passaram pelos cursos. Em 2016, o índice de empregabilidade foi de 61%.

Voluntariado da Liga é destaque na TV Globo

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado e para celebrar a data, o telejornal SPTV / TV Globo foi conhecer um pouco das nossas ações com dois dos nossos 1800 voluntários. A matéria foi gravada no bazar da Liga Solidária e no Programa Esportes, com as crianças da iniciação esportiva. A Liga conta atualmente…

Programa Idosos tem personagem em destaque na Folha de São Paulo

Por Rogério Araújo

Em belíssima matéria publicada ontem pela talentosa repórter Ângela Pinho, a Folha de São Paulo trouxe para a página, Cotidiano, um tema muito importante, porém pouco explorado pelos veículos de comunicação, o sexo na terceira idade. Na publicação, é repercutido uma pesquisa realizada pelo DataFolha, na qual destaque que cerca de metade dos idosos entrevistas relatam que costumam ter relações sexuais. (53%). Foram entrevistado cerca de 2,732 pessoas com 60 anos ou mais em todo o pais, o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Saiba como direcionar o seu IR para Projetos Sociais

Saiba como direcionar o seu IR para Projetos Sociais   Existem diversos caminhos para apoiar o trabalho de uma organização social. Um deles é pelo direcionamento do imposto de renda! Você sabia que o seu IR pode nos ajudar? Pessoas que fazem a declaração no modelo completo e empresas que declaram com base no lucro…

Programas sociais fazem linda homenagem ao Dia da Consciência Negra

Por Rogério Araújo

No dia de ontem, os programas sociais da Liga Solidária celebraram com muita festa, respeito e amor no Educandário Dom Duarte, o Dia da Consciência Negra. Cerca de 400 pessoas, entre atendidos e colaboradores realizaram diferentes exibições culturais para chamar a atenção de uma data tão importante para a história do Brasil.

Alunos do Programa Esportes conquistam o segundo lugar na Copa Nescau

Por Rogério Araújo

Uma das principais lições que o esporte pode oferecer a um atleta, é a capacidade de promover a união, a interação, o espirito de equipe e a garra. Além é claro, dos benefícios para o corpo e a mente. Uma prova disso, foi a final da Copa Nescau, realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no Complexo Esportivo do Pacaembu, com a participação dos meninos do Futsal da Liga Solidária, contra os alunos do Instituto Drumond. Desta vez, o time da Liga ficou com o segunda lugar, porém o feito histórico para os meninos, foi suficiente para deixa-los motivados e com o desejo de quero mais.

Jovens da Liga Solidária estão na final da Copa Nescau Jovem Pan

Jovens da Liga Solidária estão na final da Copa Nescau Jovem Pan Por Rogério Araújo Com apenas três anos de existência, o Programa Esportes da Liga Solidária está colhendo grandes frutos. Além dos excelentes resultados e as transformações que os jovens estão tendo no ambiente acadêmico e familiar, as práticas esportivas estão abrindo novas portas…

Mapa da Desigualdade – Rede Nossa São Paulo 2017

Mapa da Desigualdade – Rede Nossa São Paulo 2017

A Rede Nossa São Paulo acaba de divulgar o Mapa da Desigualdade na capital paulista atualizado. Com indicadores mostrando os diferentes pontos de desigualdade nos 96 distritos do município.

Lar Sant’Ana cria pratos gourmet para a alimentação dos Idosos

Lar Sant’Ana cria pratos gourmet para a alimentação dos Idosos Por Denise Fortes, voluntária A alimentação dos idosos muitas vezes requer cuidados especiais. Dependendo das condições de saúde e nível de dependência física do idoso, somente uma dieta pastosa ou líquida é possível, como é o caso da maioria dos residentes do Lar Sant’Ana do…

1º encontro promovido pela Liga Solidária e Observatório do Terceiro Setor

Por Rogério Araújo

Pensando em promover uma conversa sobre o papel do Ministério Publico e o Terceiro Setor, a Liga Solidária e o Observatório do Terceiro Setor, realizaram ontem o primeiro encontro com a palestra do Dr.Airton Grazzioli, promotor de justiça e curador de Fundações de São Paulo. O evento foi realizado na Sede da Liga Solidária e contou com a presença da presidente da Liga Carola Matarazzo, do diretor executivo do observatório, Joel Scala e cerca de 50 pessoas representantes de diversos organizações sociais da cidade de São Paulo.

Vagas gratuitas: Liga Solidária abre inscrição para curso de qualificação profissional

Para as pessoas que buscam qualificação profissional, uma boa notícia! A Liga Solidária, Organização da Sociedade Civil (OSC), realizará as inscrições para o Programa de Qualificação Profissional de 1 a 14 de novembro.

São diversos cursos todos gratuitos, nas seguintes áreas: Administração, Cabeleireiro e Manicure, Tecnologia da Informação e Gastronomia. Além das aulas práticas, os alunos terão atividades de formação humana.

Alunas do Colégio Santa Amália homenageiam colaboradora em tratamento do Câncer de Mama

Por Rogério Aráujo

Mesmo próximo ao fim do mês de Outubro, no qual é celebrado o Outubro Rosa, alunas do Colégio Santa Amália, unidade Saúde, realizaram uma surpresa para Adriana Ferreira, bióloga e auxiliar de laboratório do Colégio, que está passando pelo tratamento da patologia. A iniciativa teve a finalidade de reafirmarem o apoio e a solidariedade de uma patologia que acomete mulheres cada vez mais jovens. Além da mamografia, o Outubro rosa alerta para a importância do autoexame. Segundo pesquisa do Inca, de 2016, 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes

GUIA PRÁTICO DA LEI 13.019/14 LEI DAS PARCERIAS

Por Marcos Muniz, coordenador de Relações Institucionais da Liga Solidária

A Lei 13.019/14 ” Marco Regulatório do Terceiro Setor” Que determina a forma de contratualização entre Governos – Terceiro Setor e Iniciativa Privada é uma realidade, muito ainda precisa ser feito para sua implementação e clareza. Neste sentido coloco para vocês um Guia Elaborado pela Comissão do Terceiro Setor da OAB que contribui significativamente para o entendimento da Lei.

SBT Notícias: Lar Sant’Ana é destaque com ação que ajudam idosos a recuperar memória afetiva

Por Rogério Araújo

O residencial Lar Sant’Ana, unidade mantenedora da Liga Solidária foi destaque hoje no SBT Notícias. A matéria abordou uma ação para relembrar os sabores do passado, e foi a estratégia usada pelo lar de idosos para ajudar os moradores a manter viva a memória afetiva. Com a ajuda do chefe Carlos Augusto, a cada semana, foram  preparadas receitas de família de alguns moradoras.

Voluntariado Corporativo é tema de palestra na Conferência Ethos 360º

Por Rogério Araújo

Como engajar colaboradores de uma empresa para realizar ações voluntárias? O que uma organização precisa fazer para desenvolver o voluntariado corporativo? Essas foram algumas das questões abordadas no painel Voluntariado Empresarial, realizado em São Paulo no dia 26 de setembro, na Conferência Ethos 360º, no qual a Liga Solidária marcou presença.

E você, qual emoção está sentindo hoje?

Por Daniela Medeiros, voluntária
 
Como você está se sentindo hoje? Alegre? Triste? Com medo? Com raiva?
Difícil responder? Agora imagine-se respondendo a essas perguntas com 6, 7, 8 ou 9 anos. Nessa idade, você tinha consciência das suas emoções?
Como seria sua vida hoje se naquela idade você já tivesse sido apresentado a essas reflexões? Será que mudaria alguma coisa se você soubesse usar emoções que julga negativa como medo, tristeza e raiva a seu favor? Talvez não teríamos tantos adultos afastados do trabalho por depressão, pois saberiam lidar com tristezas e perdas ou até mesmo nossos níveis de violência seriam bem menores porque saberíamos identificar a raiva e direcioná-la para algo produtivo.
 

Programa Idosos cria curso de teatro como terapia

Por Pedro Garcia, voluntário

Desde junho acontecem no Programa Idosos aulas de teatro para o público. Aberto para todos, mas com a adesão em totalidade do público feminino, as aulas são ministradas pela professora Camila Melo. Elas acontecem todas as segundas no período da tarde com duração de duas horas.

Nos encontros a professora faz uso de jogos teatrais para estimular as idosas de diversas formas. As metas desse projeto são muitas, Camila pretende despertar por meio das técnicas utilizadas a interação, o trabalho em equipe, a cooperação, melhorar a concentração, o resgate da própria história, da confiança e da autoestima.

O esporte é capaz de transformar o olhar do ser humano para o mundo

Por Ana Carolina Rodrigues, voluntária
 
Sentir o vento no rosto, o impacto das pisadas e a adrenalina proporcionando prazer instantâneo,  para alguns pode ser puxado, mas para outros a corrida é sinônimo de felicidade. Anilton dos Santos é um desses corredores felizes que transborda alegria e contagia as pessoas com quem conversa sobre a sua rotina de treinamento. Ele é um dos funcionários da Liga Solidária no Educandário Dom Duarte na zona oeste de São Paulo, cuida da segurança do espaço há pouco mais de 1 ano e já é uma das referencias de esporte para os colegas de trabalho e para as crianças do projeto.
 

Muitas celebrações para os 60+ do Programa Idosos

Por Pedro Garcia, voluntário

O Programa de Idosos da Liga Solidária realizou dois grandes eventos no último mês de outubro. Um deles foi um baile para a comemoração do Dia Internacional do Idoso, no dia primeiro de outubro. O outro foi a festa de comemoração dos aniversariantes que ocorre tradicionalmente a cada dois meses.

Liga Solidária marca presença em festa de 20 anos do Cidade Escola Aprendiz

No último dia 27 de setembro, a equipe da Liga Solidária compareceu a Biblioteca do Ceu Heliópolis – Professora Arlete Persoli, no Bairro Educador Heliópolis, para comemorar o aniversário de 20 anos da Cidade Escola Aprendiz.

A celebração contou com o lançamento dos livros comemorativo de 20 anos do Aprendiz e do livro Vidas Presentes, de Luiz Eduardo Soares.

Liga Solidária cria segunda turma de ginastas

Com menos de um ano de sua criação o projeto de Ginástica Rítmica já é sucesso entre a garotada. Por Ana Carolina Rodrigues, voluntária A ginástica rítmica está dando o que falar nas ruas do Educandário, as aulas, que fazem parte do Programa Esportes da Liga Solidária é um dos assuntos mais comentados entre os funcionários e as…

Liga Solidária e Aramis realizam parceria por terceiro ano seguido

Por Rogério Araújo

A Aramis Menswear se une à Liga Solidária Organização da Sociedade Civil (OSC) para uma ação em benefício dos jovens que buscam ingressam no mercado de trabalho e que estão em situação de vulnerabilidade social. No período de 28 de agosto a 31 de outubro, a grife masculina receberá em suas lojas doações de costumes usados, que serão repassados para jovens que estão sendo preparados pela organização para iniciarem em seu primeiro emprego.

IV Simpósio de Nutrição da Liga Solidária

Por Denise Fortes, voluntária

Aconteceu no dia 5 de agosto, no Colégio Santa Amália Saúde, o IV Simpósio de Nutrição, evento organizado pela equipe do Programa Nutrição da Liga Solidária que e voltado a profissionais e estudantes da área de saúde.  

Alguns dos temas abordados foram: “A educação começa na Cantina”; “Aplicação da Gastronomia na Infância”, “Prevenção da Obesidade: obesidade infantil – como lidar?”; “Nutrição Funcional e Nutrição Esportiva – Treinamento x conduta nutricional”.

Prato Solidário: venha saborear o seu!

A partir de 15 de novembro, você poderá saborear o incrível Carpaccio do Spazio Gastronômico, um charmoso, aconchegante e tranquilo restaurante localizado no Itaim Bibi. Além de desfrutar de tudo isso, você ainda estará nos ajudando, pois parte da renda deste prato será destinada aos nossos projetos sociais! Chegue ao restaurante e peça o Carpaccio…

PALESTRA – Inteligência Emocional

“Praticar boas ações no mundo é importante, mas praticar boas ações em si mesmo é fundamental”, professor João Roberto de Araújo A noite de quarta-feira, 15 de março, no Colégio Santa Amália, unidade Saúde, uma das empresas mantenedoras da ONG Liga Solidária, teve uma atmosfera especial, com a presença do idealizador da Metodologia Liga Pela…

Liga Solidária lança catálogo de moda virtual do bazar social

Com o objetivo de divulgar seu bazar de roupas e atrair mais recursos para suas obras sociais, a Liga Solidária, organização que desenvolve ações nas áreas de educação e cidadania, lançou na semana do natal, um catálogo de moda virtual cuja os modelos são alunos que participam dos programas sociais e das mantenedoras da instituição,…

Liga Solidária realiza versão de “Mannequin Challenge” social

A Liga Solidária resolveu entrar na brincadeira do Mannequinn Challenge, que se tornou famosa no mundo todo. O “desafio do manequim”, virou sensação na internet nos últimos dias e, desde então, vem atraindo a atenção de diversos grupos de amigos, empresas e escolas que decidiriam participar. O intuito da brincadeira é simples: ficar parado como um manequim enquanto outra pessoa filma…